domingo, 2 de agosto de 2009

GRIPE SUÍNA

From: Marlise Paiva Subject: Muito grave....por favor leiam!!!! To: marlise_paiva@yahoo.com Date: Thursday, July 30, 2009, 10:28 PMDate: 2009/7/30 Subject: GRAVE ** Trechos de email-s de médicos do HC de Curitiba sobre a gripe To: Bem, eu não sei exatamente o que é verdade em tudo o que falam ou escrevem. A questão é que a gripe espanhola também era H1N1 e todas as informações abaixo conferem com relatos e escritos da época. Consultamos uma médica hoje pra avaliar meu filho de 2 anos que estava com febre e ela confirmou que a questão da gripe é grave mesmo, não existem mais leitos disponíveis em UTI de muitos hospitais (como VITA e Hospital de Clínicas); sendo que muitos dos pacientes encontram-se entubados. Resumidamente ela como médica antiga confirmou o que esse médico relata abaixo. Portanto.....vamos ficar muito atentos! Leiam !! Estes são alguns trechos de emails de médicos do HC de Curitiba ,sobre a gripe suína ... É sério mesmo... Se cuidem. Os jornais não falam nem uma pequena parte do que realmente está acontecendo. 


Não Saiam Sem Necessidade


 Sem Festas, Sem Cinema, Ônibus, Restaurantes, Ambientes com ar condicionado, Boates, Zoeiras


Não saiam sem necessidade, sem festas, sem cinema,ônibus,restaurantes,ambientes com ar condicionado, boates,zoeiras, etc, etc... prevenir ainda é bem melhor que cair no HC... Mas alguns dados não estão atualizados... O HC hoje tem fechado 3 andares para atendimento de SUS para pacientes com suspeita ou casos confirmados de gripe A! Estão ocupando hoje 16 leitos e tem 6 pacientes em UTI! No total Em Curitiba e região metropolitana temos 40 pacientes entubados sendo 25 com suspeita e 15 confirmados! 5 pacientes ja morreram confirmados da nova gripe! 15 que morreram ainda aguardam resultado das amostras! uma R2 do Evangélico está entubada internada na UTI outra médica Residente do HC também esta entubada em UTI as duas foram confirmados caso de H1N1 6 médicos do SAMU estão afastados por critério de gravidade... no total já afastaram 12 ... (um deles era eu como muitos sabem!) As mortes tem ocorrido entre a faixa de 20 a 55 anos! ou seja... suspeita-se que este virus possa já ter circulado em meados de 1918 e 1957.... seriam as gripes espanhola e gripe asiática! Existem poucos e raros casos de gripe A em pacientes acima de 58 anos por isso que a suspeita que esse virus já passou no referido ano! Para ter uma idéia de que essa afirmação não é apenas uma expeculação é so ver o texto neste site publicado a um ano atrás exatamente.. onde falam sobre gripes suinas! Outra informação! Estamos em nível 6 mundialmente (numa escala que vai do 1 ao 6)o que significa Pandemia! a última doença que atingiu essa escala foi a gripe espanhola em 1918! que matou 50 milhões de pessoas apenas na europa em 2 anos de transmissão!! (mais do que Hitler na segunda guerra mundial) Em Curitiba o índice de transmissibilidade da doença é nível 2 (numa escala de 1 a 3) Nível dois é também conhecido como transmissibilidade sustentada! ou seja a transmissão é pega não por contato com pessoas sabidamente com sintomas ou que tenham viajado! Quadro epidemiológico não é mais válido! 


As pessoas estão adquirindo a doença em ônibus, escolas, panificadoras, shoppings, cinemas, restaurantes


As pessoas estão adquirindo a doença em ônibus, escolas,panificadoras, shoppings,cinemas, restaurantes... Existe uma informação que essa semana ou semana que vem será declarada nível 3 de transmissibilidade. Que seria considerado o pico de casos na cidade de Curitiba! Caso isso ocorra será declarado estado de calamidade pública e todos terão que ficar em casa,shoppings fechados, supermercados, escolas, ônibus, por pelo menos 1 a 2 semanas! só funcionariam serviços médicos e de emergência! serviços médicos eletivos seriam fechados! O triste é saber que as amostras de cultura do vírus em Curitiba estão acumuladas a mais de um mês, congeladas no LACEM, Ou seja.. minha amostra ainda está congelada! A gente cura ou morre, e nem sabe se teve ou não a doença! Tamiflu ou Osetamivir, tem apenas 40 caixas do medicamento em todo o Paraná!,estão providenciando mais. Pra ter ideia eu como caso grave por ter tido crise de asma associado, (dispneia) mais ser profissional de saúde. Não recebi a amostra do tamiflu,. simplesmente porque não existia!! enfim o estado é critico, e tenderá a piorar! Não adianta achar que é uma gripinha! (falaram o mesmo em 1918 nos primeiros dois meses da doença... e após isso 50 milhões morreram em menos de 2 anos!) Vi 4 pacientes de menos de 20 anos morrer uns 20 dias antes de eu adquirir a doença... e nem estávamos no começo do pico dessa gripe! Portanto não brinquem, usem mascara, luvas! Não esperem o paciente dizer que está com febre ou tosse para por a mascara! Eduquem os porteiros dos hospitais, secretárias e enfermeiras a usar corretamente as máscaras! No último plantão do Hospital Sta. Brigida vi uma série de erros, distribui máscara para todos os funcionários da recepção e metade deles em meia hora já estavam "protegendo" o queixo, ou apenas o pescoço com a mascara! usando pendurado no pescoço só pra ficar de "cachecol" porque estava friozinho... Enfim! 


ATENÇÃO, ISSO NÃO É BRINCADEIRA DE CRIANÇA!


Não achem que isso é brincadeira de criança... é absurdamente sério, e nós profissionais de saúde somos quem entraremos em primeiro em contato com essa doença! e nós que deveremos orientar a população e fazer com que os meios de proteção sejam eficazes! Juntos podemos muito bem combater e diminuir os números de mortalidade desta gripe! Para quem não entendeu a gravidade aqui vai um pequeno trecho que achei interessante e que tem contextualização verídica! Evolução da pandemia espanhola. A pandemia desenvolveu-se em três ondas epidêmicas: a.. A primeira, mais benigna, termina em Agosto de 1918; b.. A segunda inicia-se no outono e termina entre os meses de Dezembro e Janeiro, tendo sido de extraordinária gravidade, afetando uma grande parte da população e com uma taxa de letalidade de 6 a 8%; c.. A terceira e derradeira, começa em Fevereiro de 1919 e termina em Maio do mesmo ano. A pandemia, caracterizou-se mundialmente pela elevada morbilidade e mortalidade, especialmente nos setores jovens da população e pela freqüência das complicações associadas. Calcula-se que afetou 50% da população mundial, tendo matado 20 a 40 milhões de pessoas, pelo que foi qualificada como o mais grave conflito epidêmico de todos os tempos. A falta de estatísticas confiáveis, principalmente no Oriente,(como China e Índia), pode ocultar um número ainda maior de vítimas. É provável que o vírus responsável pela pandemia esteja relacionado com o vírus da gripe suína, isolado por Richard E. Shope em 1920. Em Portugal, verificou-se uma elevadíssima taxa de mortalidade, com duas ondas epidêmicas e uma ocorrência muito marcada entre os 20 e os 40 anos, que terá causado cerca de 120 000 mortos[2]. No Brasil a doença chegou em setembro de 1918. No dia 24 daquele mês a Missão Médica enviada pelo país para ajudar no esforço de guerra francês foi atingida pela gripe no porto de Dacar, Senegal, que na época era colônia francesa. No mesmo mês chegou ao país o navio Paquete Demerara, vindo da Europa, e que é apontado por alguns autores,[ como o primeiro navio portador do vírus para dentro do Brasil. Em poucos dias a epidemia irrompeu em diversas cidades:Recife, Salvador e Rio de Janeiro, chegando em novembro de 1918 à Amazônia. Foram registradas em torno de 300 mil mortes relacionadas à epidemia. A doença foi tão severa que vitimou até o Presidente da República, Rodrigues Alves, em 1919.