sábado, 14 de abril de 2012

Prof. Dr. Mirandolino Batista Mariano - CIRURGIA DA PRÓSTATA- SAÚDE


de Ex-Seminarista para Médico Renomado



O renomado médico gaúcho, professor e doutor Mirandolino Batista Mariano (em destaque na foto) esteve em Limeira (SP), dia 19 de fevereiro a convite da Unimed Limeira, para mostrar e supervisionar um método inovador de cirurgia para remoção de câncer da próstata através de videolaparoscopia. As duas cirurgias aconteceram no Centro Cirúrgico do Hospital Unimed, acompanhadas por médicos urologistas, cirurgiões gerais, anestesistas, instrumentistas, especialistas e enfermeiros.
Ele é um dos pioneiros no Brasil a dominar e fazer com sucesso essa cirurgia com técnicas revolucionárias, que além de pequeno corte pélvico, causa menos dor, permite a rápida recuperação e tratamento do paciente. Não é à toa que o professor Mariano, membro da Sociedade Brasileira de Urologia, tem sido requisitado para difundir essa nova técnica nos centros médicos e hospitalares da Europa, América Latina e Estados Unidos.
Ao trazer para Limeira uma autoridade médica, conceituada mundialmente, a Unimed mostra mais uma vez a sua preocupação em qualificar seu corpo clínico com recursos internacionais e tecnologia avançada para oferecer tratamento de saúde eficaz às pessoas.
Com o novo método, a Unimed passa a ser uma das únicas operadoras de saúde em todo o interior do Estado a oferecer uma cirurgia consagrada e revolucionária, com técnicas e recursos de sucesso internacional, para remover câncer do aparelho reprodutor masculino e dos órgãos do aparelho digestivo, por exemplo. Segundo o especialista Mirandolino Batista Mariano, a técnica inovadora por vídeo para câncer da próstata está restrita a Limeira, Campinas e São José dos Campos.
Um especial para a TV, preparado pela Unimed, vai ao ar no Programa Médico em Casa, sobre essa inovadora cirurgia através de vídeo para remoção de câncer, na TV Jornal (Limeira), dia 27 de fevereiro às 20h.

 
Especialista brasileiro é referência internacional em cirurgia inovadora


O doutor Mirandolino Batista Mariano é especialista renomado e requisitado na comunidade médica da América Latina, Europa e Estados Unidos, um dos pioneiros e mais respeitada autoridade em videolaparoscopia no Brasil, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), mestre em Clínica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutor em Cirurgia pela USP-Ribeirão Preto, título de qualificação em Robótica pela Universidade da Califórnia (Los Angeles), professor convidado para o Congresso de Videocirurgia no Instituto de Urologia Santa Rita (20 a 23 de fevereiro, Capital-SP).

Menos dor e rápida recuperação

Em 1990, especialistas franceses desenvolveram uma técnica de cirurgia criada pelos norte-americanos, que consistia em substituir o grande corte com execução a olho nu para um método mais eficaz, menos doloroso, mais eficiente e em menor tempo: a intervenção cirúrgica através de videolaparoscopia.

Na época, a nova prática foi recebida com estranheza por muitos médicos e hospitais, pois os especialistas tradicionais ainda preferiam operar pacientes pelo processo convencional de corte maior. Mas o avanço da informática, da medicina e dos recursos tecnológicos hospitalares viriam a revolucionar o campo da cirurgia, tornando a operação por vídeo uma prática consagrada e difundida em todo o mundo.
Na França, o doutor Mirandolino acompanhou as pesquisas e as experiências para essa nova técnica. Já no Brasil, ele e um grupo de especialistas começaram no Rio Grande do Sul, desde agosto de 1990, a aprimorar, a desenvolver e incorporar novos procedimentos à técnica francesa.
O método inovador, aprimorado no Brasil, passou a ser referência no mundo, inclusive com franceses reaprendendo com especialistas brasileiros a cirurgia por vídeo, já que as técnicas brasileiras apresentam melhor avanço e ótimos resultados. Com isso, o Dr. Mirandolino passou a ser a principal referência e autoridade mundial em cirurgia videolaparoscópica, sendo requisitado em países da América Latina, Europa e Estados Unidos.

Uma cirurgia convencional de corte a bisturi demora mais para ser realizada, causa mais dor ao paciente e demanda maior tempo de recuperação e tratameto pós-operatório. Pelo novo método com a operação toda monitorada por vídeo, a cirurgia requer pequeno corte pélvico na pessoa, é realizada em menos tempo, propicia menos dor e recuperação mais rápida ao paciente, que ficará internado menos da metade do tempo normal de uma cirurgia tradicional.

Limeira e região ganham com nova técnica

O urologista José Angelo Ribeiro, coordenador do Departamento de Urologia do Hospital Unimed, é entusiasta ao relatar as vantagens para médicos e pacientes com a aplicação da nova técnica de cirurgia por vídeo.

"O Hospital Unimed contribui muito com a cidade ao trazer uma autoridade em cirurgia por vídeo com técnicas consagradas para remoção de câncer da próstata e de órgãos do aparelho digestivo", reforça.
Para ele, esse avanço médico significa amplos benefícios às pessoas e ao corpo médico da cidade. Segundo o urologista, o Hospital Unimed passa a ser um dos únicos em todo o interior do Estado de São Paulo a contar com o método de sucesso praticado e transmitido pelo professor e doutor Mirandolino Batista Mariano.
Já o urologista Darcy Schiavon de Abreu lembra, por exemplo, que a incidência do câncer de próstata nos homens acontece a partir dos 60 anos, como faixa etária mais predominante para a doença. Segundo ele, o risco e a probabilidade de morte são totais para quem não faz a cirurgia quando houver a detecção de câncer na próstata. Schiavon recomenda que os homens consultem-se, a partir dos 40 anos, ao menos uma vez por ano com um urologista para submeter-se a avaliação médica.
Como especialista em doenças do homem, Schiavon reconhece também os benefícios da cirurgia para o paciente e sobre a qualidade de vida que o indivíduo virá a ter após a cirurgia em termos fisiológicos e sexuais, especialmente nas questões ligadas à virilidade, fertilidade e potência masculinas.

Nova cirurgia é mais moderna, eficaz e segura

Os avanços e as modernas técnicas da cirurgia por videolaparoscopia refletem em mais qualidade de vida, melhor tratamento e tranqüilidade ao paciente. As observações são do cirurgião geral Vicente José Ribeiro, professor e doutor em cirurgia geral na Puccamp. Para ele, essa nova técnica por vídeo significa tratar e recuperar mais rapidamente as pessoas com câncer na próstata e nos órgãos do aparelho disgestivo, por exemplo.

Até a equipe de anestesistas comemora a adoção pela Unimed da moderna cirurgia por vídeo com o método revolucionário do professor Mirandolino Bastista Mariano.  O anestesista Salim Elias Neto diz que essa nova cirurgia por vídeo ganha no Hospital Unimed um importante aliado tecnológico para o processo de anestesia geral.     É que esse novo método cirúrgico pode ser feito com o auxílio do equipamento alemão Cícero (anestesiador multifuncional automático), aparelho único no interior de São Paulo e em Limeira. O equipamento Cícero já é chamado também de "anjo-da-guarda" do paciente.

Das três cirurgias realizadas em Limeira para remoção de câncer da próstata por vídeo, duas foram no Hospital Unimed. A primeira com um paciente de 68 anos, começou às 7h e terminou às 12h00. A segunda com um paciente de 60 anos, começou às 12h30 e foi concluída às 16h30.
O tempo dedicado nestas operações foi necessário para que o doutor Mirandolino auxiliasse, supervisionasse e transmitisse aos médicos e especialistas assistentes todo o passo a passo para aplicação eficaz das técnicas cirúrgicas. Normalmente uma cirurgia destas, com domínio total das técnicas por videolaparoscopia, dura de 2,5 a 3 horas em média.
O novo método foi acompanhado por urologistas, cirurgiões gerais, anestesistas, instrumentistas, especialistas e enfermeiros do Hospital Unimed. Com a qualificação do corpo clínico nessa nova técnica cirúrgica, o Hospital Unimed passa a ser um dos poucos a oferecer esse tipo de operação por vídeo, além de Campinas e São José dos Campos, por exemplo.

Dr. José Ângelo Ribeiro, coordenador do Depto de Urologia do Hospital Unimed, tel. (19) 3442-4040.
Gil Vieira
Coord. Marketing e Comunicação - Unimed Limeira, tel. 19-3404-8024
marketing@unimed-liemira.com.br

Fonte: Unimed Limeira. 

BIOGRAFIA 

O Dr. Mirandolino Batista Mariano atua nas áreas de urologia, laparoscopia, videolaparoscopia urológica, cirurgia vídeolaparoscópica e transplantes. Médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande (1973) fez seu mestrado em Medicina (Nefrologia) na UFRGS (1982) e doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) na Universidade de São Paulo (1986). Criador do procedimento Prostatectomia Simples Videolaparoscópica, com Controle Vascular , o Dr. Mirandolino é especialista em cirurgia robótica pela Intuitive (EUA) e um dos coordenadores do Curso Internacional de Cirurgias Urológicas por Vídeo, o Urovídeo, realizado anualmente em Goiânia desde 1999, tendo formado mais de 500 profissionais do Brasil e de outros países como Portugal, Espanha, Grécia, Equador, Peru, Chile e Argentina. Chefe do Serviço de Urologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, ele possui extensa produção científica com inúmeros prêmios no Brasil e exterior, como os mais recentes: Melhor Tema Livre Clínico do 32º Congresso Brasileiro de Urologia, em 2009, com o trabalho Projeto Brasileiro Multiinstitucional Cirurgias endourológicas transumbelicais em humanos utilizando o Single Port SITRACC ; e dois prêmios da American Urological Association em 2005, no Annual Meeting in San Antonio: Menção Honrosa para Vascular Complications in Laparoscopic Urologic Procedures e Second Prize para o trabalho Vesicovaginal Fistula Repair Our Laparoscopic Technique. (Texto informado pelo autor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário